Sobre o assunto, antes de tudo, já afirmo: Tá faltando delicadeza no mundo! E não tô falando no sentido afeminado da palavra e sim, no sentido de que, por exemplo, talvez pouquíssimos seres humanos devolveriam um celular ao achá-lo no chão. Tá certo que precisei passar por esta situação, de perder o celular, voltar em menos de um minuto ao local em que o deixei cair e não encontrá-lo mais lá, para entender que isso tudo não tá nada normal. De criaturas naturalmente sociáveis passamos a criaturas naturalmente aproveitadoras? É isso mesmo? Não sei não, hein.
Um professor na faculdade contou para mim e meus colegas de sala que insiste em acreditar na humanidade, deixando seu capacete junto de sua moto, todos os dias, no estacionamento. O cara nunca foi roubado. Vai ver a humanidade tá precisando de fé! E ainda mais: vai ver a fé nos deixa mais perto de um ''mundo melhor'', quem sabe. Acho que não se trata de uma fé religiosa nem mesmo a antropológica, é um outro tipo de fé, algo ainda não (muito) estudado. Fé em um sentido mais simples, fé no sentido romântico. Se isso virasse moda, seria bem provável que houvesse um avanço social, já que ao contrário do que muitos pensam, nós não evoluímos, não foi bem assim. Tava tudo bem até alguém decidir que era mais forte do que o outro.
Queria eu ser mais romântica e por questão de fé, ter voltado e encontrado o celular. Porque vou admitir agora, com toda sinceridade que possuo, que bem material vem e vai. Uma hora eu iria trocar esse aparelho mesmo. Mas o respeito pelas pessoas só pelo fato delas serem humanas só vai. Talvez não volte nunca mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário