terça-feira, 11 de junho de 2013

Valentine's Day ou Dia dos Namorados, tanto faz: Por que não todos os dias?

     Sobre o tão esperado - ou tão detestado - Dia dos Namorados, vos digo: Eu não sei o que pensar. Parece uma data boba e, talvez, mais uma daquelas datas criadas para que haja mais uma troca de presentes. ''Uma arma do capitalismo'', radicais diriam. Entretanto, através de um professor da faculdade, pude conhecer a história do que começou como ''Valentine's Day''. A história diz que na Roma antiga, um padre chamado Valentim se posicionou contra as ordens do imperador, que havia proibido o casamento já que acreditava que homens solteiros eram melhores soldados. Valentim casava jovens às escondidas e ao ser descoberto, tiraram-lhe a vida. Ele foi morto no dia 14 de Fevereiro e o Brasil mudou essa data por motivos econômicos. É, os radicais têm lá sua razão.
     Deixando a linha histórica de lado, vamos entrar no lado mais romântico da coisa, exatamente onde quero chegar. Parece que é um dia de sentimentos extremos. Ou é completamente adorado ou odiado de uma forma exacerbada. A predileção vem da parte dos apaixonados e o ódio vem dos solteiros, supomos. É, suposições não passam de...suposições. Eu namoro há um ano e cinco meses e acho que faço parte do segundo time. Tá certo que é por simples e pura questão de distância. Mas vou ser obrigada a dizer para vocês, solteiros, que namorar e passar o Dia dos Namorados há uns 500 quilômetros do seu par é, no mínimo, desanimador. Bate uma espécie de sentimento para o qual ainda não dei nome.
     Por outro lado, eu vejo beleza nesse dia. Não pelos presentes, mas pelos gestos mais trabalhosos. Comprar um presente é muito fácil. Organizar um jantar à luz de velas, bom, acredito que seja um carinho na alma do casal. Eu sempre imagino momentos como esse regados de olhares apaixonados, risadinhas disfarçadas, uma timidez encantadora. E eu acho que já sei o por que faço parte daqueles que não levam o Dia dos Namorados com uma felicidade extraordinária. Eu sou romântica. Eu sou romântica e nem mesmo um beijo vou poder dar no meu rapaz.
     No fim, deixo para vocês a minha oração: Que todos os dias sejam dias de olhares apaixonados, risadinhas disfarçadas e timidez encantadora. Que em todos os dias nasçam romances. Que todas as brigas sejam por motivos ínfimos, pois assim é mais fácil de consertar tudo. Que para os namorados, os dias sejam recomeços. E para aqueles que ainda não estão de mãos dadas por aí, que os dias sejam recomeços também. Afinal, todo mundo, namorando ou não, só quer um pouquinho mais de amor.



                       Três palavras que são difíceis de dizer: Eu e amor e você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário